CAMPANHA, ELEITORES E POLÍTICOS

Mais uma vez somos 'convidados', digo melhor obrigados, a votar, logo porque se não fôssemos obrigados duvido muito que a maioria, com os belos exemplos de políticos que temos, fosse às urnas.

Tenho 28 anos, relativamente jovem quando se trata de participar de eleições, mas suficientemente maduro para perceber o descaramento de muitos políticos e, por que não dizer, de eleitores em todos os pleitos.

A história sempre se repete, população reclama de tudo. O que não deixa de forma alguma de ser verdade, que:

- A saúde - Está péssima pois espera-se horas em filas de hospitais e postos de saúde para ter atendimento, precário. Fora aqueles exames solicitados que levam, dependendo da doença, 6 meses ou mais para ficarem prontos... dá pra escapar até lá!

- Educação sucateada - Professores acoados por alunos que não querem estudar pois não percebem no estudo algo bom; escolas desestruturadas, aonde o máximo que se encontra são quadros e/ou carteiras, não mais que isso para que se tenha uma estrutura decente para o ensino; violência sem precedente em sala de aula.

- Habitação - Nem se fala, favelas ou 'comunidades' multiplicam-se desordenadamente, e o Estado alheio a situação, sem políticas concretas de moradia e condições de sobrevivência para as pessoas a margem do mercado de trabalho e tantos outros aspectos da vida social; Por aqui, por exemplo, há famílias que esperam por uma casa há dois anos... reuniões quase que mensais, para assegurar, não a casa, mas que aquele eleitor é do partido, é do meu grupo político.

- Seguraça - Basta perguntar para um vizinho, amigo, parente, se não foi assaltado ou conhece alguém próximo que foi vítima da violência, hoje não só urbana, mas também rural. Bem, isso resultado de todo o resto. Ilustro também com aquelas empresas de 'segurança' que passam de porta em porta oferecendo o serviço... E cadê a polícia?

- Lazer, que lazer? Não dá nem pra tocar nesse ponto. Cada vez menos temos áreas públicas para o convívio social da população que paga, e paga caro seus impostos, querendo ou não.

- Transporte público - Reclama-se que a população deve deixar seu carro, sua moto, em casa, para utilizar transporte público. Que transporte? Sucateado também, a mercê do monopólio de empresas que se perpetuam no massacre aqueles que dependem de ônibus, em nosso caso mais específico, pois quando não espera-se mais de 40min por um ônibos, enfrenta-se a superlotação dos mesmos. Outra questão, até quando tudo no Brasil vai depender de carro, caminhão, rodovias? Por que essa resistência em se investir em ferrovias, trem, metrô?

- Saneamento básico - O termo é até irônico, pois se é básico, por que todos não tem acesso? Não é possível, e não estamos lhe dando com pessoas ignorantes, prefeitos, governadores e presidentes, sabem muito bem, se há habitação, se há água potável (quando há), por que não há esgoto? E quando falo de esgoto, é com direito a tratamento.

Mas, os eleitores repetem as mesmas práticas. Quantas vezes ouvi vizinhos, amigos, conhecidos dizer: Ah! Se me der alguma coisa eu voto, senão, pode passar direto! E de fato passam, políticos corruptos, safados, sem vergonha, passam pelos eleitores em época da colheita deles, para fazer favores pontuais para ter garantidos os votos daqueles sem consciência de que, o dinheiro que investem em campanhas para pagar pelo seu voto, vem dos cofres públicos, ou alguém quer me fazer acreditar que tiram do seu bolso?

Sofremos e iremos sofrer mais ainda, se não mudarmos de postura. Quanta gente morre em filas de hospitais, moram embaixo de pontes e viadutos ou em locais inimagináveis, vivem sem trabalho, sem transporte, sem tudo, resultado da corrupção, da nossa também corrupção, pois quem cultiva político corrupto somos nós, que elegemos aqueles mesmos que achamos bonitinhos, amiguinhos, pois me fizeram algum tipo de favor...

Não dá mais, chega!

Até quando iremos pensar individualmente? Não devemos nos conformar, achar que está tudo bem, só porque podemos pagar a escola particular do nosso filho, o plano de saúde para a nossa família, a gasolina do nosso automóvel próprio ou mesmo a passagem do nosso ônibus, a nossa casa própria... Pagamos impostos, nada que venha de governos em suas esferas é de graça. Pagamos, e pagamos muito caro.

E para aqueles orgulhosos por sua capacidade de bancar pela educação, saúde, transporte etc, não dependendo do coletivo, lembre-se que pior do que os outros, você está pagando duas vezes, ou mais, sei lá... já que está assumindo um compromisso do estado que não cumpre com as suas obrigações.

Outro dia um amigo meu falou que apoiaria um candidato X para vereador, porque um cidadão da nossa comunidade ficou na UTI, entre a vida e a morte, e se esse tal candidato não tivesse se apresentado como irmão dele, certamente ele teria morrido. Daí eu indaguei que coitados daqueles que não tem irmão com influência nos hospitais.

Não sou bobo, e para muitos questionamentos temos algumas respostas, mas o que quero propor é uma reflexão. Pensemos em tudo isso.

Alguém pode chegar para mim e dizer: Mas avançamos muito nisso, avançamos muito naquilo... Bem, não é possível que não se tenha feito nada! Era demais pra minha cabeça viu!

Não vai ser difícil saber em quem votar. Passei a conhecer algumas características dos políticos descarados que rondam a nossa sociedade:
- Oferecem favores: tipo, consultas particulares, favores em órgãos públicos, aquele famolo jeitinho brasileiro.
- Não são do nosso convívio: em épocas de eleição aparecem lá da casa de 'Noca', sei lá de onde, para pedir voto... geralmente trazem um presentinho.
- Oferecem cargos públicos: tenho como exemplo de um cidadão que me ofereceu um cargo público quando ganhasse a eleição, pois, segundo ele, como terminei o curso a pouco tempo com certeza ficaria desempregado... Basta observar uma coisa: a cada mudança, isso na esfera estadual e municipal, do dirigente do executivo, muda-se quase todo o quadro. Já parou pra pensar quantos cargos de confiança há no seu estado / município, sem concurso público?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei da Ficha Limpa

Amor sem fronteiras

PICHAÇÃO